“No” trata com humor a derrota de Pinochet

O filme chileno “No” abriu na terça-feira a mostra Cinema pela Verdade, promovida pelo Instituto Cultura em Movimento e pela Comissão de Anistia, com apoio do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça. Cerca de 100 pessoas compareceram à exibição no Anfi100, da Universidade Federal do Paraná.

Após a projeção, houve um debate com o professor de Comunicação Mário Messagi, o jornalista Luiz Manfredini e a advogada Ivete Caribé da Rocha, integrante da Comissão Estadual da Verdade.

O filme relata a campanha pelo “não” no plebiscito convocado pelo ditador Augusto Pinochet em 1988. Com muito humor, ele aborda a relação conflituosa entre a política e o marketing.

Debatedores Mário Messagi Jr, Ivete Caribé da Rocha e Luiz Manfredini.

Debatedores Mário Messagi Jr, Ivete Caribé da Rocha e Luiz Manfredini.

Debatedores ressaltaram também as singularidades do fim da ditadura chilena, com Pinochet permanecendo à testa do Exército ainda por dez anos.

A mostra prossegue na próxima terça-feira, 23 de julho, às 19 horas, também no Anfi100, com o filme “Eu me lembro”, uma produção da Comissão de Anistia sobre os presos políticos, as torturas, o exílio e o retorno ao Brasil. No dia 1º de agosto, será a vez de “Marighella”, sobre aquele que foi considerado pela ditadura militar o inimigo número um. Será no Teatro da Reitoria da UFPR.

Fonte- Fórum Verdade

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2013/07/17/no-trata-com-humor-a-derrota-de-pinochet/