Ministra dos Direitos Humanos dialoga com o Fórum

7 de maio de 2012

Por Simone Meirelles

Imprimir esta notícia
Reunião apresentou o Fórum Verdade, Memória e JustiçaReunião apresentou o Fórum Verdade, Memória e Justiça

A UFPR recebeu na manhã da segunda-feira,  7, a visita da ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário. Recebida pelo reitor Zaki Akel Sobrinho e pelo vice-reitor Rogério Mulinari, além de diversas autoridades, ela foi apresentada ao projeto do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, que teve em abril seu primeiro evento, na própria universidade . Estiveram presentes  no encontro, realizado no Gabinete do Reitor, representantes do Ministério Público, de sindicados, partidos políticos, setores da universidade e centros acadêmicos.

Segundo o reitor, o encontro foi agendado para posicionar a ministra sobre o andamento do Fórum, o qual deve lançar ainda em maio um portal próprio.  “ O Fórum é um movimento para resgatar a memória do período da ditadura, defender o acesso às informações e à revisão histórica para que fatos como esses não se repitam.  A UFPR aglutinou  e foi anfitriã das várias forças da sociedade civil, governos nacional, estadual e municipal, centrais sindicais que se uniram em torno dessa ideia.  O próximo passo é a interiorização do Fórum, com reuniões em várias cidades paranaenses”, explicou o reitor. Também no contexto do Fórum será criado um observatório para monitorar as questões que envolvem Direitos Humanos no Paraná.

A ministra Maria do Rosário destacou a iniciativa da Universidade, que atenta às questões fora de seus muros, assume o papel de servir a sociedade e produzir a reflexão sobre a realidade. “Vivemos um encontro de gerações, em que a juventude se levanta para reivindicar o direito de saber a verdade que nos foi negada durante a ditadura. Essa, não só aniquila os adversários em seu período histórico, como tem a pretensão de permenecer no inconsciente ao aniquilar a memória de um período. O Brasil vive esse momento com dignidade”, disse ela.  Maria do Rosário apontou a relevância de duas ações realizadas em novembro último, com a sanção da Lei Geral de Acesso às Informações e a criação da Comissão da Verdade, que terá no Fórum Paranaense seu braço regional.

Além do material de divulgação e o projeto do Fórum, a ministra Maria do Rosário recebeu  um vídeo feito pela UFPR TV contextualizando o período de instalação da ditadura, a resistência civil e o movimento pela redemocratização do País.

Ministra Maria do Rosário e o reitor Zaki Akel SobrinhoMinistra Maria do Rosário e o reitor Zaki Akel Sobrinho

Veja a reportagem da UFPRTV:

http://200.17.241.76/content?vspace=1307&cid=20853002

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2012/05/09/ministra-dos-direitos-humanos-dialoga-com-o-forum/