RJ: governo pede desculpas a Dilma e outros 119 presos da ditadura

O governo do Estado do Rio de Janeiro realiza uma cerimônia de reparação a 120 presos políticos vítimas da ditadura na tarde desta segunda-feira, no Ginásio Caio Martins, em Niterói. Entre eles, está a presidente Dilma Rousseff, que fez parte da luta armada contra a ditadura na organização VAR-Palmares e foi presa e torturada, acusada de subversão.
A presidente será representada por Bruno Monteiro, chefe de gabinete da ministra Maria do Rosário. Na cerimônia, as vítimas ou familiares receberão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos uma carta com pedido de desculpas do governo.
Desde 2001, quando a Lei Estadual de reparação foi criada, 1.113 pessoas já entraram com o pedido de indenização. Desse total, 895 já foram deferidos pelo Estado, 194 foram indeferidos. Já foram pagas 650 indenizações no valor de R$ 20 mil e restam 245 para serem pagas até o final de 2013.
Há ainda 24 processos para serem analisados pela Comissão Especial de Reparação, que é formada por quatro membros indicados pelo governo do Estado, dois membros da seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), um do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, um do Grupo Tortura Nunca Mais (TNM/RJ) e um da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A comissão analisa casos de detenção ou de tortura ocorrida entre 1º de abril de 1964 e 15 de agosto de 1979.

Fonte-Terra

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2012/06/04/rj-governo-pede-desculpas-a-dilma-e-outros-119-presos-da-ditadura-2/