Plenária Estadual decide ampliar ações do Fórum

A Plenária Estadual do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, realizada no sábado, 14 de julho, aprovou uma série de iniciativas no sentido de aprofundar a mobilização. Entre essas iniciativas, estão as seguintes:

-interiorização- já foi criado o Núcleo Maringaense do Fórum. O objetivo é, até o final do ano, implantar o Fórum nas cidades de Paranaguá, Guarapuava, Cascavel, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Apucarana, Ponta Grossa, Londrina e Francisco Beltrão, sendo que nas três últimas até o final de agosto.

-nomes de ruas e equipamentos públicos- será desencadeada uma campanha para retirar os nomes de ditadores desses locais e substituí-los por nomes de militantes vítimas da repressão política, ou, em outros casos, conferir esses nomes a ruas e equipamentos a serem inaugurados.

-participação na Comissão Estadual da Verdade- o Fórum pleiteará junto ao governo do Estado que seja garantida à Comissão total autonomia política e financeira e que isso esteja explicitado no anteprojeto de lei a ser enviado à Assembleia Legislativa.

-Memorial da Resistência- tentaremos programar uma visita ao Presídio do Ahú, com representantes do governo estadual e após gestões junto ao Tribunal de Justiça, no sentido de definir como se dará a ocupação desse espaço para o Memorial.

-participação nas atividades da Comissão Nacional da Verdade- a Comissão deverá vir a Curitiba nos dias 25 e 26 de outubro, promovendo a Caravana da Anistia, uma audiência pública e a inauguração do Memorial da Resistência, dos Caminhos da Resistência e do monumento das Diretas-Já.

-participação na reunião da Comissão Nacional da Verdade- o Fórum enviará uma delegação à reunião da Comissão, que será no próximo dia 30 de julho, em Brasília.

-organização do Observatório dos Direitos Humanos- foi marcada a primeira reunião do Grupo de Trabalho para a próxima sexta-feira, 20 de julho.

-fortalecimento do portal do Fórum- a Plenária indicou às entidades participantes do Fórum que façam links em seus sites para o portal, que está aberto à colaboração de todos.

-participação em iniciativas próprias de entidades- o Fórum participará da Mesa de Direitos Humanos do Cepial, dos atos de “escracho” e das atividades programadas pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Curitiba, entre outras.

-organização de uma atividade sobre a Operação Condor- a ideia é realizá-la em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira.

 


 

 

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2012/07/15/plenaria-estadual-decide-ampliar-acoes-do-forum/