«

»

jul. 15 2012

Imprimir Post

Um rico debate sobre a memória e a verdade

Professora Vera Karam fala sobre a justiça de transição. Foto: Norton Nohama.

A Plenária Estadual do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça teve a contribuição inestimável dos professores Vera Karam, Leandro Gordorski e José Antonio Peres Gediel, do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná, que abriram o encontro com exposições teóricas sobre o tema memória e verdade.

A professora Vera Karam fez um apanhado histórico sobre a figura jurídica do Direito de Transição, aceita internacionalmente, e como ele se aplica ao Brasil, neste momento de busca de afirmação da memória e da verdade, em contraposição à sobrevivência de instrumentos legais deixados pela ditadura militar, como a Lei da Anistia.

O professor Leandro Gordorski expôs a construção do reconhecimento da memória e da verdade como direito humano de cidadania e dever do Estado, a partir da elaboração do Plano Nacional de Direitos Humanos III, durante o governo Lula.

Os dois professores foram convidados a escrever sobre o objeto de suas exposições para o portal do Fórum.

Fonte- Fórum

 


QR Code - Take this post Mobile!

Faça a leitura deste código QR (Quick Response) com o seu smartphone ou tablet. O código conduzirá à URL desta página que será salva no seu o dispositivo móvel para acesso, compartilhamento e armazenamento.

Link permanente para este artigo: http://www.forumverdade.ufpr.br/blog/2012/07/15/um-rico-debate-sobre-a-memoria-e-a-verdade/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *