Comissão da Verdade reúne fóruns estaduais em Brasília

A Comissão Nacional da Verdade promove na próxima segunda-feira, 30, em Brasília, uma reunião com os fóruns criados em todo o país para o esclarecimento das violações dos direitos humanos ocorridas durante o regime militar. O Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça contará com vários representantes na reunião.

O objetivo é organizar a agenda da Comissão Nacional da Verdade nos estados. A Comissão programou audiências públicas em todas as capitais. Em Curitiba, a vinda dos sete integrantes da Comissão está prevista para os dias 25 e 26 de outubro. Além da audiência pública, deverão ser inaugurados o Memorial da Resistência, no Presídio do Ahú, e os Caminhos da Resistência, para lembrar os locais que simbolizaram a luta pela democracia e, de outra parte, aqueles que sediaram a repressão política.

A criação do Memorial da Resistência está sendo discutida pela Secretaria estadual da Justiça, com a participação do Fórum Paranaense.

A Comissão Nacional da Verdade já deixou claro que pretende ter como suportes para seu trabalho os fóruns estaduais e também as comissões estaduais da verdade. A Comissão paranaense deverá ser criada em breve, por meio de projeto de lei do governo estadual.

 

Fonte- Fórum Verdade

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2012/07/25/comissao-da-verdade-reune-foruns-estaduais-em-brasilia/