«

»

jul. 31 2012

Imprimir Post

Comissão na Verdade reúne mais de 40 comitês da sociedade civil

Em Brasília, Roberto Salomão fala sobre os trabalhos do Fórum Paranaense. Foto-Norton Nohama

Mais de 40 fóruns, comitês e movimentos da sociedade civil participaram de um evento promovido pela Comissão Nacional da Verdade, nesta segunda-feira, em Brasília. O objetivo do encontro foi estabelecer uma relação entre essas entidades e a CNV, além de uma troca de experiência sobre a mobilização e os debates nos estados.
Quatro membros da CNV estavam presentes: o ex-ministro do STF Gilson Dipp, o ex-procurador-geral da República Cláudio Fontelles, a advogada de presos políticos Rosa Maria Cardoso da Cunha e a escritora e psicanalista Maria Rita Kehl. Representando o Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, participaram Norton Nohama e Roberto Elias Salomão.
Os integrantes da Comissão Nacional da Verdade deixaram claro que necessitam do apoio dos comitês e fóruns da sociedade civil para respaldar os trabalhos da Comissão. “A mobilização da sociedade é fundamental”, disse Maria Rita Kehl.
Os membros da Comissão também se pronunciaram sobre as eventuais punições aos responsáveis pelas violações dos direitos humanos durante o regime militar. Embora não seja atribuição da CNV punir, Rosa Maria adiantou que o relatório a ser apresentado pela Comissão deverá incluir a recomendação de se processar torturadores e mandantes. Referindo-se à Lei de Anistia ainda em vigor, Maria Rita foi enfática: “Não foi tudo bem, não está tudo bem, tanto que a política continua torturando e matando, e achando que pode fazer isso impunemente”.

Fonte- Fórum Verdade

[topquark gid=2 action=paint package=Gallery]


QR Code - Take this post Mobile!

Faça a leitura deste código QR (Quick Response) com o seu smartphone ou tablet. O código conduzirá à URL desta página que será salva no seu o dispositivo móvel para acesso, compartilhamento e armazenamento.

Link permanente para este artigo: http://www.forumverdade.ufpr.br/blog/2012/07/31/comissao-na-verdade-reune-mais-de-40-comites-da-sociedade-civil/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *