«

»

set. 21 2012

Imprimir Post

Dona Maria Rosa Leite Monteiro morre aos 84 anos, em Taguatinga

Nota de pesar pelo falecimento de Maria Rosa Leite Monteiro

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE

SUBCOMISSÃO DE COMUNICAÇÃO EXTERNA

 

É com imenso pesar que a Comissão Nacional da Verdade tomou conhecimento do falecimento de Maria Rosa Leite Monteiro, mãe do líder estudantil Honestino Guimarães, que foi presidente da Une e desapareceu após a prisão, em outubro de 1973, no Rio de Janeiro.

Nascida em 1928, dona Maria Rosa, desde 1973, viveu empenhada em esclarecer as circunstâncias do desaparecimento de Honestino, oficialmente reconhecido pela Lei nº 9.140, de 1995. Ela registrou sua epopeia no livro “Honestino, o bom da amizade é a não cobrança”, um dos primeiros a revelar o sofrimento vivido pelas famílias dos desaparecidos.

Sua luta serviu de exemplo e contribuiu para que iniciativas como a criação da Comissão Nacional da Verdade fossem tomadas pelo Estado brasileiro.  A morte de Maria Rosa, ocorrida sem que ela tivesse a chance de exercer o direito fundamental de enterrar seu filho, reforça a importância da missão da CNV em busca da verdade a respeito de graves violações aos direitos humanos.

Brasília, 20 de setembro de 2012

Membros e assessores da Comissão Nacional da Verdade

Fonte: Comissão Nacional da Verdade


QR Code - Take this post Mobile!

Faça a leitura deste código QR (Quick Response) com o seu smartphone ou tablet. O código conduzirá à URL desta página que será salva no seu o dispositivo móvel para acesso, compartilhamento e armazenamento.

Link permanente para este artigo: http://www.forumverdade.ufpr.br/blog/2012/09/21/dona-maria-rosa-leite-monteiro-morre-aos-84-anos-em-taguatinga/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *