«

»

fev. 26 2013

Imprimir Post

Comissão Nacional da Verdade acelera investigações

A Comissão Nacional da Verdade promoveu na segunda-feira,25, um encontro em Brasília com representantes de todas as comissões da verdade estaduais e setoriais já formadas nos vários estados e com as entidades com as quais estabeleceu convênios de cooperação. O objetivo foi definir as esferas de trabalho e acelerar as investigações sobre violações de direitos humanos, a fim de poder concluir seu relatório até 16 de maio de 2014.

O coordenador geral da CNV, Paulo Sérgio Pinheiro, abriu a reunião com uma exposição sobre o andamento dos trabalhos. Foto- Norton Nohama

O coordenador geral da CNV, Paulo Sérgio Pinheiro, abriu a reunião com uma exposição sobre o andamento dos trabalhos. Foto- Norton Nohama

Participaram as comissões estaduais do Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão e Pernambuco, bem como as comissões da verdade da Câmara dos Deputados, OAB (Conselho federal e seções estaduais do Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro), da Federação Nacional dos Jornalistas, UFPR e UnB, além de várias entidades com as quais a CNV firmou termos e cooperação.
O coordenador geral da CNV, Paulo Sérgio Pinheiro, abriu a reunião com uma exposição sobre o andamento dos trabalhos. A assessora Nadine Borges apresentou a metodologia a ser seguida na reunião e passou a palavra aos coordenadores dos grupos de trabalho da CNV: Golpe de 64 (Rosa Cardoso), Estrutura da Repressão (José Paulo Cavalcanti Filho), Ditadura e Sistema de Justiça (idem), Estado Ditatorial-Militar (Cláudio Fontelles); Violações no Campo e Violações de Direitos Indígenas (Maria Rita Kehl); Violações no Araguaia (José Carlos Dias); Operação Condor (Rosa Cardoso); Violações contra Estrangeiros e no Exterior (Paulo Sérgio Pinheiro); Graves Violações de Direitos Humanos (José Carlos Dias); Papel das Igrejas durante a Ditadura Militar (Paulo Sérgio Pinheiro); Perseguição a Militares (Cláudio Fontelles); e Ditadura e Gênero (Paulo Sérgio Pinheiro).
A Comissão definiu o final deste ano como prazo para acolher os dados das investigações realizadas nos estados, para que eles possam ser incorporados ao relatório final.

Fonte- Fórum Verdade/Roberto Elias Salomão


QR Code - Take this post Mobile!

Faça a leitura deste código QR (Quick Response) com o seu smartphone ou tablet. O código conduzirá à URL desta página que será salva no seu o dispositivo móvel para acesso, compartilhamento e armazenamento.

Link permanente para este artigo: http://www.forumverdade.ufpr.br/blog/2013/02/26/comissao-da-verdade-acelera-investigacoes/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *