Curitiba: 34 anos da greve da Construção Civil

Assembleia gigante num ginásio esportivo da cidade. Foto- Arquivo Sintracom Curitiba

Assembleia gigante num ginásio esportivo da cidade. Foto- Arquivo Sintracom Curitiba

Um ato lembrará, no próximo dia 16 de maio, a histórica greve dos trabalhadores da construção civil de Curitiba, ocorrida em 1979, quando o país ainda vivia sob ditadura militar. A greve, que durou mais de 20 dias, foi a primeira grande mobilização operária no Paraná após o golpe de 1964.

O evento ocorre no momento em que a Comissão Nacional da Verdade constitui, com a participação de todas as centrais sindicais, um grupo de trabalho para investigar especificamente a repressão aos trabalhadores.

O Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça não poderia deixar de apoiar a iniciativa, por entender que o registro das lutas operárias é uma parte essencial da memória histórica que pretendemos recuperar.
O ato pretende abordar a greve sob a ótica dos trabalhadores que a lideraram. Organizado por Milton Alves, um dos coordenadores do Fórum, consistirá de depoimentos dessas lideranças, incluindo alguns atuais diretores do Sindicato, além de assessores e advogados dos grevistas. No local, será montada uma exposição com fotos do movimento. Os depoimentos serão gravados e transformados em livro.

Serviço:

Local- Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil

Dia-16 de maio

Endereço- rua Mateus Leme, 324

Horário- 14 horas.

Fonte- Fórum Verdade

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2013/04/25/34-anos-da-greve-da-construcao-civil/