Comissão Nacional da Verdade recebe em SP Comitês de Memória, Verdade e Justiça

6928675666_83baf98d9f_b

Solenidade de instalação do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça ocorrida no dia 12 de abril de 2012, no Teatro da Reitoria da UFPR – Curitiba – PR

Comitês da sociedade civil estarão reunidos na região metropolitana de São Paulo no final de semana e na segunda-feira entregarão sugestões à CNV

 

A Comissão Nacional da Verdade receberá, no próximo dia 29 de abril, no Novotel Jaraguá, em São Paulo, 95 representantes de Comitês de Verdade, Memória e Justiça de todo o Brasil. Os grupos entregarão à Comissão documentos que prepararão ao longo de dois dias de reunião autônoma no Instituto Cajamar, no município de mesmo nome, na Grande São Paulo.

Os comitês são iniciativas autônomas da sociedade civil, criadas em todo o Brasil para estimular medidas e políticas de memória, verdade e justiça em municípios e estados brasileiros. Foi através da iniciativa de comitês que surgiram algumas comissões estaduais da verdade e medidas de preservação da memória, como, por exemplo, a decisão de tombar a Casa da Morte em Petrópolis.

“Além de receber as demandas dos comitês, a CNV pretende discutir com a sociedade civil possibilidades para uma participação mais próxima desses grupos nos trabalhos da Comissão”, afirma o coordenador da CNV, Paulo Sérgio Pinheiro.

No encontro, a CNV responderá/comentará a pauta dos comitês e, após o intervalo do almoço, às 14h, será concedida uma entrevista coletiva por representantes da Comissão e dos Comitês. O acesso da imprensa também será liberado para registro das imagens e das falas de abertura do evento, das 9h30 às 10h, aproximadamente.

A Ouvidoria da CNV também estará presente ao evento, registrando demandas individuais, documentos e informações trazidas pelos representantes dos Comitês e de qualquer pessoa interessada. Coordenam a atividade dos dias 27 e 28, Anivaldo Padilha e José Luís Del Roio, do Comitê Paulista.

SERVIÇO:
O quê: Reunião CNV e Comitês de Memória, Verdade e Justiça
Quando: 29/04/2013
Horário: 9h às 17h
Onde: Hotel Novotel Jaraguá
Endereço: R. Martins Fontes, 71, Centro. São Paulo – SP. Metro: Anhangabaú

 

Fonte:

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | comunicacao@cnv.presidencia.gov.br

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2013/04/25/comissao-nacional-da-verdade-recebe-em-sp-comites-de-memoria-verdade-e-justica-2/