Comissão da Verdade visita túmulo de Brianezi

Foto - Edson Denobi

Foto – Edson Denobi

Membros da Comissão estadual da Verdade cumpriram ontem seu último dia de sua agenda em Apucarana, após a oitiva de ex-presos políticos e parentes de pessoas que foram mortas no período da ditadura militar no País.

O principal compromisso foi uma visita ao túmulo do líder estudantil José Idésio Brianezi, no Cemitério Municipal Cristo Rei. Participaram Neide de Azevedo Lima, Norton Norrama, Ivete Caribé, José Antônio Peres Gediel e Márcio Mauri Kieller Gonçalves, acompanhados por Ednei Roberto Mansano, diretor-presidente da Fundação Cultural de Apucarana (Funcap).

Após uma oração em memória de Brianezi, Neide de Azevedo Lima, integrante da Comissão Estadual da Verdade e ex-presidente da Anistia Feminina no Paraná, enalteceu a trajetória do líder estudantil apucaranense. “Era um jovem muito idealista que se engajou de corpo e alma no enfrentamento do autoritarismo, por que amava a democracia e liberdade de expressão”, comentou.

Ainda em Apucarana, membros da Comissão da Verdade e da Secretaria de Estado da Justiça também fizeram questão de visitar o Colégio Estadual Nilo Cairo. A instituição foi berço do vigoroso movimento estudantil que cresceu em Apucarana e que influenciou jovens de várias cidades paranaenses.

Fonte- TNOnline da redação

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2013/08/08/comissao-da-verdade-visita-tumulo-de-brianezi/