Monumento lembra resistência democrática

Será inaugurado nesta sexta-feira,16,às16h30, Monumento à Resistência e à Luta pela Anistia no Paraná.O monumento ficará na Praça Rui Barbosa, em frente à Rua da Cidadania. A Praça Rui Barbosa, a mais movimentada de Curitiba, foi escolhida pelo simbolismo que representa pois no passado situou-se em frente ao que foi o principal local de tortura de presos políticos no Paraná durante o regime militar: o Quartel da Polícia do Exército.O monumento é uma homenagem todos os brasileiros que no Paraná que resistiram contra a ditadura militar e muito especialmente àqueles cujas vidas foram tomadas pela força e violência da Ditadura Militar.
O “Monumento pelas Liberdades Democráticas”, em homenagem aos perseguidos políticos pelo regime militar brasileiro (1964-1985), é uma  iniciativa da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, através do projeto Marcas da Memória, que já inaugurou monumento semelhante na em Belo Horizonte e  irá instalar outros 8 monumento em todo o país.
O projeto marca uma atuação cada vez mais incisiva do Ministério da Justiça e da Comissão de Anistia em dar visibilidade à memória da resistência e da repressão, apresentando ao público em geral e, em especial, às novas gerações, um lado da história recente do país que pouca gente conhece e que teve muita importância na luta pela reafirmação da democracia.
O monumento é uma obra da artista plástica gaúcha Cristina Toniolo Pozzobon e do arquiteto Tiago Balem. com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, do IPPUC  e a Prefeitura de Curitiba e expressa em suas formas, um pouco da arte, da cultura e da natureza paranaenses.

 

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2013/08/15/monumento-lembra-resistencia-democratica/