«

»

set. 16 2013

Imprimir Post

Comissão da Verdade, senadores e deputados farão visita ao prédio do DOI-Codi

Uma comitiva de senadores e deputados federais, acompanhada de representantes da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão da Verdade do Rio, fará uma visita na próxima sexta-feira, dia 20, às 10h, ao prédio em que funcionou o DOI-Codi, no interior do I Batalhão da Polícia do Exército, na Tijuca.

Uma primeira tentativa de visitar o local no dia 21 de agosto foi frustrada pelo Exército. Posteriormente, numa reunião de senadores com o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante do Exército, general Enzo Peri, foi dada a permissão para a visita num outro dia.

O DOI-Codi foi o principal centro de torturas e assassinatos de presos políticos na ditadura militar brasileira e a visita às suas dependências é o primeiro passo de uma campanha para o tombamento de seu prédio e sua transformação num centro de memória – tal como foi feito em locais simbólicos da repressão política em Buenos Aires, Santiago, Montevidéu e, também, São Paulo, com o Dops.doi codi rj

Fonte- Comissão da Verdade do Rio de Janeiro


QR Code - Take this post Mobile!

Faça a leitura deste código QR (Quick Response) com o seu smartphone ou tablet. O código conduzirá à URL desta página que será salva no seu o dispositivo móvel para acesso, compartilhamento e armazenamento.

Link permanente para este artigo: http://www.forumverdade.ufpr.br/blog/2013/09/16/comissao-da-verdade-senadores-e-deputados-farao-visita-ao-predio-do-doi-codi/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *