«

»

nov. 27 2013

Imprimir Post

Assembleia Legislativa do Paraná aprova Dia Internacional da Verdade

A  Assembleia Legislativa aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei de autoria do deputado estadual Tadeu Veneri (PT) incluindo o Dia Internacional do Direito à Verdade sobre violações dos direitos humanos e para a Dignidade das Vítimas no calendário estadual de datas comemorativas. Conforme projeto de lei apresentado por Veneri, a data seria comemorada no dia 24 de março, tal como proclamou a Assembleia Geral das Nações Unidas em 2010. O projeto terá que ser aprovado em terceira discussão e redação final e ser sancionado pelo Executivo antes de entrar em vigor.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Veneri justificou que a data é uma homenagem ao bispo de El Salvador, Monsenhor Óscar Arnulfo Romero, assassinado no dia 24 de março de 1980 em meio à sua luta contra as violações de direitos humanos no país.plenario_alep
De acordo com dados da ONU, em todo o mundo são contabilizados cerca de 50 mil pessoas desaparecidas devido à repressão política em países com regimes antidemocráticos. No caso do Brasil, foi criada a Comissão da Verdade que busca apurar as graves violações de direitos humanos, ocorridas durante a ditadura militar que começou em 1964. “Nós temos que abrir essa discussão com as novas gerações para que os jovens saibam como se deu o processo de construção da democracia em nosso país e também no mundo. É importante que a atual geração saiba que, à disposição de uma causa, muitos sacrificam família, emprego e a vida”, disse Veneri.

Fonte- Divulgação


QR Code - Take this post Mobile!

Faça a leitura deste código QR (Quick Response) com o seu smartphone ou tablet. O código conduzirá à URL desta página que será salva no seu o dispositivo móvel para acesso, compartilhamento e armazenamento.

Link permanente para este artigo: http://www.forumverdade.ufpr.br/blog/2013/11/27/assembleia-legislativa-do-parana-aprova-dia-internacional-da-verdade/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *