Levante Popular da Juventude ‘troca’ nome de avenida

Autoria do protesto foi assumida pelo Levante Popular da Juventude Paraná

Autoria do protesto foi assumida pelo Levante Popular da Juventude Paraná

Na esteira do debate acerca dos 50 anos do golpe militar de 1964, um protesto chamou a atenção de moradores de Londrina: as placas indicativas do nome da Avenida Presidente Castelo Branco, uma das principais vias de acesso à Universidade Estadual de Londrina (UEL), foram adesivadas com o nome de Carlos Marighella, um dos símbolos da luta contra a ditadura. Já Castelo Branco era marechal e governou o Brasil entre 1964 e 1967. Os adesivos são azuis, como as placas, dificultando identificar que foram alteradas. O busto do militar fixado na rotatória da Avenida Maringá com a Castelo Branco também foi pichado com a palavra “ditador”.

A autoria do protesto foi assumida pelo Levante Popular da Juventude Paraná em página no Facebook, mesmo grupo que no último dia 1º de abril retirou o busto do ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Flávio Suplicy de Lacerda. Na rede social, o grupo chama o protesto de “escracho ao ex-ditador”.

Na Assembleia Legislativa do Paraná, tramita projeto de lei do deputado Professor Lemos (PT) prevendo a retirada “dos nomes de pessoas que tenham praticado ou historicamente colaborado para agressões aos direitos humanos de prédios públicos estaduais”. Nomes de ruas e avenidas são atribuições de vereadores e do prefeito.

Fonte- Folha de Londrina

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2014/05/12/levante-popular-da-juventude-troca-nome-de-avenida/