Livro registra memória de militantes da resistência à ditadura militar no Paraná

O livro “Depoimentos para a História – A resistência à ditadura militar no Paraná”, de autoria do ex-preso político e militante dos Direitos Humanos Antonio Narciso Pires de Oliveira, o historiador Fábio Bacila Sahd e a jornalista e filósofa Silvia Calciolari, será lançado no próximo dia 11 de Junho de 2014, quarta-feira, às 19 horas, na sede da OAB – Seção capalivrodpzaParaná.

A publicação faz parte de projeto coordenado pelo Grupo Tortura Nunca Mais do Paraná e realizado pela Sociedade DHPAZ – Direitos Humanos para a Paz e Projeto Marcas da Memória da Comissão Nacional da Anistia do Ministério da Justiça. A iniciativa registrou em vídeo a memória de luta de homens e mulheres que combateram o arbítrio e foram vigiados, perseguidos, presos e torturados durante a ditadura militar no Estado do Paraná, entre 1964 e 1985.

Além de ativistas das diversas organizações e movimentos que contestavam a ditadura no Paraná, a proposta foi registrar também a memória dos que combateram o regime de exceção através da ação política de estudantes, professores e profissionais liberais como médicos, engenheiros e advogados, além de sindicalistas e parlamentares. No total, foram coletados 165 depoimentos registrados em vídeo e todos relacionados no livro, que traz ainda uma contextualização histórica do período.

Todos os vídeos podem ser acessados no canal do DHPAZ no Youtube e no site www.dhpaz.org . Compondo um acervo inédito no Brasil, o ‘Depoimentos para a História – A resistência à ditadura militar no Paraná’ e fará parte do Memorial da Anistia.

Entrevistas na internet – O idealizador e coordenador do “Projeto Depoimentos para a História”, o ex-preso político e fundador do Grupo Tortura Nunca Mais no Paraná, Narciso Pires, explica que o grande mérito da proposta é permitir que os protagonistas da resistência democrática possam contar a sua própria versão dos fatos, sem restrições.

“Outra diferença do projeto é que os depoimentos estão disponíveis na íntegra na internet para que todos saibam a atuação do regime de arbítrio no Estado do Paraná, como se deu a resistência e a sua derrocada”. Para Narciso, ele mesmo histórico militante dos Direitos Humanos e defensor do resgate da memória histórica do período, é a primeira vez no país que os relatos de militantes serão reunidos num único acervo de áudio e vídeo.

“Este banco de imagens estará acessível não só a pesquisadores, mas também a quem tiver interesse em conhecer a nossa história de resistência ao regime militar, até porque a luta por uma sociedade mais justa e igualitária, com respeito aos Direitos Humanos e liberdades individuais continua”.

Para conhecer os participantes do “Projeto Depoimentos para a História”, visite o portal www.dhpaz.org , curta e compartilhe a página no Facebook – Direitos Humanos DHPaz e acesse o Canal DHPAZ no Youtube.

Serviço:

Lançamento do livro “Depoimentos para a História – A resistência à ditadura militar no Paraná” de autoria de Antonio Narciso Pires de Oliveira, Fábio Bacila Sahd e Silvia Calciolari

Dia – Quarta-feira – 11 de Junho de 2014

Horário – 19 horas

Local – Sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná

Rua Brasilino Moura, 253 – Ahu – Curitiba – Paraná

(41) 3250-5700

Sociedade DHPAZ – sdhpaz@gmail.com

Informações – (41) 3085-5388 e 3079-1759

Fonte -www.dhpaz.org.br

 

Fone – 41-9967-3416

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2014/06/04/livro-registra-memoria-de-militantes-da-resistencia-a-ditadura-militar-no-parana/