Comissão Estadual da Verdade de SC realiza audiência no dia 30

A Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright (CEV) realizará no dia 30 de junho audiência pública para coletar depoimentos de vítimas e familiares de vítimas que sofreram violação dos direitos humanos durante a ditadura militar. O encontro ocorre na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, às 16h. Esta é a última audiência pública da CEV antes da apresentação do relatório estadual à Comissão Nacional da Verdade (CNV).

De acordo com levantamento feito pela comissão catarinense, há registro de um grande número de casos de violação de direitos humanos no Estado, porém muitos ainda não foram noticiados e permanecem desconhecidos. “A Comissão Estadual não conhece e nem possui os contatos de todas as pessoas que foram presas, torturadas ou que possuem informações. Por isso, é muito importante que as pessoas tomem a iniciativa e entrem em contato conosco, pelo e-mail comissaodaverdade@scc.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3665-2409, para nos informar e contar o que sabem”, explica a integrante da CEV, Derlei Catarina de Luca.

A comissão catarinense foi criada em 2013 para auxiliar a Comissão Nacional da Verdade (CNV). Desde o início foram comissao-da-verdadecachorrorealizadas audiências públicas, oitivas e reuniões para auxiliar no trabalho de investigação de denúncias de violações de direitos humanos em Santa Catarina durante o regime militar. Todo o trabalho será apresentado em relatório que a comissão catarinense deve enviar à comissão nacional nas próximas semanas.

Segundo o coordenador da CEV, Anselmo Machado, o relatório está dividido entre os membros e conta com itens importantes como a catalogação e apresentação de nomes, mapeamento de locais de tortura e prisão, apresentação dos trabalhos feitos e base legislativa. “É um trabalho demorado, pois são mais de 630 pessoas e cada uma com um caso diferente”, afirma Machado.

Conforme prevê a legislação que instituiu a CEV em Santa Catarina, o mandato dos membros e as atividades desenvolvidas serão encerrados com a publicação do relatório final da Comissão Nacional da Verdade, prevista para dezembro deste ano. Todo o acervo documental e de multimídia resultante da conclusão dos trabalhos da comissão catarinense deverá ser encaminhado ao Arquivo Público do Estado e ao Arquivo Nacional para integrar o Projeto Memórias Reveladas.

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2014/06/24/comissao-estadual-da-verdade-realiza-ultima-audiencia-publica-antes-da-entrega-do-relatorio-de-atividades-a-comissao-naciona/