Documentos Revelados traz novas informações sobre a Ditadura Militar

Documentos Revelados

 
Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem nos arquivos da ditadura, de vasculhar  caixas e pastas AZ, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios recebidos e expedidos, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial. Reconheço que esta busca é tardia, pois no Brasil,ao contrário de outros países, os arquivos da repressão estão sendo abertos fora do tempo apropriado. A Lei da Anistia, além de ter permitido a devolução dos direitos civis e políticos aos perseguidos pela ditadura, beneficiou os torturadores e serviu também ao propósito do esquecimento do passado. O resultado desta dubiedade é o fato de que enquanto as vítimas precisam remexer nos arquivos para que histórias sejam reconstruídas, os algozes e seus cúmplices fazem de tudo para que o passado permaneça intacto e possam, assim, terminar em paz os seus dias. Estão normalmente dispostos a pagar a intocabilidade do passado, com o seu próprio esquecimento pela História.

 

DOUTRINA DE SEGURANÇA NACIONAL – MANUAIS DE FORMAÇÃO DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

A Doutrina de Segurança Nacional pode ser analisada a partir de manuais e textos complementares, além de artigos publicados em revistas. Os documentos produzidos pela ESG e pelo EME expressam a ideologia que ate hoje e disseminada nas FFAA.
DOCUMENTOS REVELAM PERSEGUIÇÕES AO ESCRITOR E DRAMATURGO PLÍNIO MARCOS

Plínio Marcos era visto pelos militares que governavam o país como um “inimigo do sistema”.  Foi preso pelo 2º Exército em 1968, e em 1969, foi preso novamente por se recusar a acatar a interdição do espetáculo Dois Perdidos Numa Noite Suja, em que trabalhava como ator.

 

BRASIL SOCIALISTA 1976 – REVISTA EDITADA NO EXÍLIO

Durante o período da ditadura as colonias de exilados na Europa editaram diversas revistas e jornais.Brasil socialista e uma dessas publicações, e seu conteúdo eh composto por artigos de debates teóricos e posicionamentos dos agrupamentos de tendencia leninista.


PRISÃO E TORTURAS SOFRIDAS PELO DENTISTA DO POVO POBRE DA REGIÃO DE TRÊS PASSOS

Quando Reneu Mertz foi preso em 1970 na cidade de Três Passos,  possuía 29 anos. Exercia o mandato de vereador e sua prisão foi em decorrência da queda da Base Tática na VPR na região.

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2014/06/27/documentos-revelados-traz-novas-informacoes-sobre-a-ditadura-militar/