Comissão da Verdade fará audiência pública em Maringá

A Comissão Estadual da Verdade (CEV-PR) fará uma audiência pública na cidade de Maringá, no dia 5 de agosto. As Comissões Estaduais são braços auxiliares da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que tem por finalidade examinar REPRESSAO MILITAR CONTRA ESTUDANTES. 25/07/1968 FOTO: MILTON/AEe esclarecer as graves violações dos direitos humanos no período de 1946 a 1984, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica.

Os trabalhos das Comissões Estaduais, bem como da Comissão Nacional, tem centrado foco em identificar os agentes públicos do Estado brasileiro que cometeram crimes de assassinatos, torturas e outras violações contra os direitos humanos.

A audiência pública, que será realizada em Maringá, terá 3 focos: serão colhidos depoimentos de militantes políticos, sindicais e estudantis que viviam na região Norte do Paraná e que tiveram os seus direitos políticos e civis cassados e/ou foram presos e torturados durante a Ditadura Militar; depoimentos de lideranças indígenas dos povos Kaigang e Xetá, que sofreram graves violações dos seus direitos, durante a Ditadura Militar; e, por fim, em Sessão Solene e Simbólica, na Câmara dos Vereadores, será restituído o mandato de Bonifácio Martins, que exerceu o mandato de vereador em Maringá por duas legislaturas (1956-1960 e 1960-1964).

Com o golpe militar de 1 de abril de 1964 e a instauração do Primeiro Ato Institucional, em 9 de abril de 1964, Martins foi indiciado no Inquérito Policial Militar (IPM) conhecido como “Zona Norte do Paraná”, em que dezenas de militantes de esquerda, sindicalistas e estudantes foram presos e processados.

Homenagem – Frente ao quadro de insegurança então existente no país e sabendo que seu nome era visado, Bonifácio Martins evadiu-se de Maringá em abril de 1964, acompanhado de sua esposa e duas filhas, uma das quais era criança de colo. Deixou para trás sua empresa de prestação de serviços, uma residência que havia construído, localizada no antigo aeroporto, e uma vida de lutas políticas e cidadãs. 50 anos depois, por iniciativa da Câmara de Vereadores e do Pesquisador e professor de História da UEM, Reginaldo Dias, com o aval e participação da Comissão Estadual da Verdade, haverá a restituição simbólica do mandato do Vereador. Na ocasião, estarão presentes as duas filhas do Vereador, que receberá a homenagem póstuma pelo pai.

A audiência será realizada no Auditório Hélio Moreira, das 9 às 16 horas, e às 18 horas, na Câmara de Vereadores de Maringá.

O evento tem apoio das seguintes entidades: OAB/Maringá, SISMMAR, APP Sindicato, Sinteemar, Steem, Sindaen, Stessmar, DCE/UEM, Cahnac (história/UEM) e Cahrf (Direito/UEM).

Fonte- Redação O Bonde

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2014/07/28/comissao-da-verdade-fara-audiencia-publica-em-maringa/