«

»

jul. 28 2014

Imprimir Post

Foto que mostra Perdigão na cena da morte de Zuzu Angel é entregue à CNV

A foto obtida pelo ex-delegado do Dops do Espírito Santo, Cláudio Guerra, na qual ele aponta o então major Freddie

Segundo Cláudio Guerra, que enviou a foto à CNV, Freddie Perdigão é homem de camisa clara que aparece encostado no poste na cena da morte de Zuzu Angel. A foto foi publicada originalmente pelo jornal O Globo em 15 de abril de 1976, dia seguinte ao acidente. Foto: O Globo.

Segundo Cláudio Guerra, que enviou a foto à CNV, Freddie Perdigão é homem de camisa clara que aparece encostado no poste na cena da morte de Zuzu Angel. A foto foi publicada originalmente pelo jornal O Globo em 15 de abril de 1976, dia seguinte ao acidente. Foto: O Globo.

Perdigão Pereira na cena da morte da estilista Zuzu Angel, em abril de 1976, foi enviada hoje à CNV por Guerra, que prestou depoimento e esclarecimentos à CNV esta semana.

Em seu depoimento à CNV, Guerra, que afirma ter sido amigo e confidente de Perdigão, contou que o major, que integrava uma equipe de elite da estrutura da repressão, vinculada ao Serviço Nacional de Informações, lhe disse que estava preocupado em ter sido fotografado na cena do crime. No depoimento de terça, Guerra mostrou um close da imagem no rosto do oficial do Exército. Hoje, enviou à CNV a foto completa.

Em entrevista concedida no início da tarde de hoje, o coordenador da CNV, Pedro Dallari, afirmou que a imagem permite avançar na confirmação de que a mãe do desaparecido Stuart Angel foi vítima de um atentado tramado pela repressão política, ao contrário da versão oficial da época, que afirmava que a morte de Zuzu foi um acidente.

“Apesar de o governo brasileiro, por meio da Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, já ter reconhecido isso (que a morte não foi um acidente), os militares sempre negaram envolvimento”, afirmou Dallari.

EM TEMPO – Na tarde de hoje o jornal O Globo identificou a origem da foto entregue à CNV por Cláudio Guerra. A imagem foi publicada pelo jornal no dia seguinte ao acidente com a estilista, em 15 de abril de 1976. Nem a reportagem do jornal, nem a legenda da foto, identificam a presença do major Perdigão na cena do crime, o que só ocorreu agora, por ocasião do depoimento do delegado. Após a identificação da origem da imagem, os créditos da mesma no site e no Facebook da CNV foram corrigidos.

DEPOIMENTO – O coronel da Aeronáutica Antônio Augusto Mendes de Matos, que segundo depoimento do advogado José Bezerra da Silva à CNV, comandava a prisão da Base Aérea do Galeão, onde Stuart Angel ficou preso, prestou depoimento hoje de manhã ao coordenador da CNV, Pedro Dallari e assessores da Comissão.

Campos negou a existência de prisões de civis e torturas na Base Aérea e negou qualquer vinculação ao caso de Stuart. “Ele prestou algumas informações sobre a estrutura e funcionamento da base, mas nada sobre a tortura e morte na Base do Galeão”, afirmou Dallari.

O mutirão de depoimentos da CNV continuará no Rio de Janeiro a partir de segunda-feira (28 de julho) e prosseguirá até sexta-feira, dia 1º de agosto. Mais informações sobre os depoimentos no Rio serão publicadas ainda hoje na página da CNV.

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação


QR Code - Take this post Mobile!

Faça a leitura deste código QR (Quick Response) com o seu smartphone ou tablet. O código conduzirá à URL desta página que será salva no seu o dispositivo móvel para acesso, compartilhamento e armazenamento.

Link permanente para este artigo: http://www.forumverdade.ufpr.br/blog/2014/07/28/foto-que-mostra-perdigao-na-cena-da-morte-de-zuzu-angel-e-entregue-a-cnv/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *