Morre Cesar Cabral, ex- militante do MR8 de Foz do Iguaçu

Cesar Cabral, empresário de Foz e sequestrado no Paraguai. Ele foi liberado hoje.  Foto: arquivo da família.O corpo do empresário e ex-militante do Movimento Revolucionário Oito de Outubro(MR8), Cesar Cabra,l foi cremado no domingo, 7, em Curitiba. Industrial do setor de tabaco no Paraguai, ele faleceu aos 72 anos,após enfrentar um câncer nos últimos três anos

Em 1962, por motivo de perseguição política, saiu da Argentina. Ficou durante 18 anos impedido de ingressar no país e 27 anos impedido de ingressar no Paraguai. Ao sair da Argentina, veio definitivamente para Foz do Iguaçu, onde estabeleceu os primeiros contatos com o Movimento Revolucionário Brasileiro, o Grupo 11, criado por Brizola, que originou o Partido Comunista Brasileiro.

Nesta oportunidade conheceu pessoas como Sadi Vidal, Cabral César, Fábio Campana e Aluízio Palmar, integrante do MR8. Suas lutas chamaram a atenção do governo brasileiro e geraram frutos, entre eles, dois anos e seis meses de prisão. Foi preso no Rio de Janeiro e foi mantido na Ilha das Flores, Ilha das Cobras e Ilha Grande.

Em setembro de 1971 voltou para Foz do Iguaçu com a obrigação de conseguir um emprego com carteira assinada em um prazo de 15 dias. Benefício este conquistado pela liberdade condicional. Caso não fosse empregado, voltaria para a prisão.

No dia primeiro de dezembro de 1974 foi sequestrado pelas Forças de Inteligência Militar Brasileira, acusado de, junto com outros paraguaios, atentar contra a vida do ditador Alfredo Stroessner, então presidente do Paraguai. Ficou sobre intensa vigilância até a abertura democrática do País, iniciada em 1979 no governo Figueiredo com a anistia e a volta dos exilados políticos para o País.

No período de 1971 a 79 foi obrigado a informar às autoridades militares Brasileiras qualquer deslocamento ou viagem, todas as vezes que deixava a cidade de Foz, incluindo destino, local de hospedagem, data e horário de retorno. Todos estes fatos na vida de César Cabral constam nos arquivos da Inteligência da Polícia Federal Brasileira.

Fonte- Com informações da H2Foz

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2014/12/08/morre-cesar-cabral-ex-militante-do-mr8-de-foz-do-iguacu/