«

»

jun. 22 2015

Imprimir Post

Comissão da Verdade do Pará faz diligência no antigo Museu da Guerrilha do Araguaia, em São Geraldo do Araguaia (PA)

mu 3

A diligência da Comissão da Verdade do Pará ao antigo Museu da Guerrilha do Araguaia, em São Geraldo do Araguaia (PA), em 19/06, recolheu importante acervo produzido pela Comissão Pastoral da Terra e pela Prelazia de Conceição do Araguaia (PA), entre os anos de 1970/1980.

mu 1
Documentos originais foram recuperados, dentre eles os jornais da oposição sindical ao pelego Bertoldo, preposto do major Curió e do então Ministro do Trabalho, o coronel Jarbas Passarinho.

mu 2mu 4mu 5
A Chapa 2, ícone da resistência dos posseiros no Araguaia à invasão militar e capitalista na Amazônia , tinha como candidato à presidência Raimundo Ferreira Lima, o “Gringo”, assassinado em 29 de maio de 1980.  Daquela frente popular contra o barbarismo da repressão e do latifúndio estavam, ainda, Belchior, João Canuto de Oliveira, Padre Josimo, Paulo Fonteles e Expedito Ribeiro de Souza, todos assassinados no curso de uma década, fruto do conluio entre a ação marginal do estado conjugado ao terrorismo patronal, cuja liderança de Ronaldo Caiado, atual senador da República, ensejou a famigerada União Democrática Ruralista (UDR), responsável por diversos assassinatos de lideranças camponesas, religiosos, advogados e parlamentares progressistas.

 

Em 1° de julho do corrrente, em São Geraldo do Araguaia, a Comissão da Verdade do Pará, através do comissionado Paulo Fonteles Filho e do sociólogo Alex Costa Lima e a Universidade Ferderal do Sul e Sudeste do Pará na figura de Idelma Santiago da Silva, Pró-Reitora de Extensão da Unifesspa, vão apresentar um relatório pormenorizado do material recolhido, além de apresentar proposta para o tombamento do antigo museu com vistas em transformá-lo num centro cultural e de memória das lutas pelas liberdades e resistência dos posseiros e da igreja progressista.
Para o encontro, na Câmara Municipal, serão convidados a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o Governo do Maranhão, os Direitos Humanos Maranhão, a Secretaria-Geral da Presidência da República, oMinistério da Justiça, a Comissão Pastoral da Terra, o Museu Emilio Goeldi, o Sintepp Estadual, a SDDH, a Prefeitura de São Geraldo Araguaia, a Secretaria de Justiça do Pará, a Assembleia Legislativa do Pará, o TJE, além do MPE e MPF.
Em 1° de agosto de 2015, a Comissão da Verdade do Pará e a Unifesspa tornarão público o acervo recolhido para visitação d pesquisadores e interessados no tema.

Egidio Sales Filho e Paulo Fonteles Filho.
Comissão da Verdade do Pará.

Fotos: Jean Brito

Fonte: Comissão da Verdade do Pará


QR Code - Take this post Mobile!

Faça a leitura deste código QR (Quick Response) com o seu smartphone ou tablet. O código conduzirá à URL desta página que será salva no seu o dispositivo móvel para acesso, compartilhamento e armazenamento.

Link permanente para este artigo: http://www.forumverdade.ufpr.br/blog/2015/06/22/comissao-da-verdade-do-para-faz-diligencia-no-antigo-museu-da-guerrilha-do-araguaia-em-sao-geraldo-do-araguaia-pa/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *