«

»

jun. 22 2015

Imprimir Post

TV Senado lança documentário sobre comissões da Verdade no próximo dia 25 de junho.

senv

Nesta quinta-feira (25) lançamento do documentário sobre a Comissão Nacional da Verdade, na Comissão de Direitos Humanos do Senado. No sábado 27 ocorre a veiculação do mesmo pela TV Senado.

 

 

Na semana do “Dia Internacional de Luta Contra a Tortura” (26/06), a TV Senado estreia o documentário Em busca da verdade, uma produção sobre os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, com a participação dos senadores que integraram a Subcomissão de Memória Verdade e Justiça, ligada à Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.

 

Em busca da verdade será lançado em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, na quinta-feira (25/06), às 9h30. O primeiro episódio do documentário será exibido na TV no sábado (27/06), às 21h30. Ele apresenta as principais revelações feitas pela Comissão Nacional e pelas Comissões Estaduais da Verdade. Essas investigações mostraram como funcionou a estrutura de repressão no país, como a tortura foi institucionalizada dentro dessa política de Estado comandada pelos presidentes militares e como empresas públicas e privadas financiaram o regime militar brasileiro.

 

Ao longo do programa diversos casos de violação de direitos humanos são relatados pelas vítimas e também por agentes da repressão. As violações dos direitos de indígenas e camponeses, as prisões arbitrárias, os exemplos de tortura, de violência sexual, mortes e ocultação de cadáveres dão a dimensão dos abusos cometidos pelo Estado nesse período.  O caso do camponês Epaminondas de Oliveira, assassinado em 1971 e os casos do deputado Rubens Paiva e do militante Stuart Angel, desaparecidos também em 71, são os destaques do documentário.

 

Além de reunir um extenso material produzido pelas Comissões, Em Busca da Verdade traz entrevistas de ex-presos políticos, senadores, especialistas, consultores e membros das Comissões que fazem uma reflexão do nosso passado recente e da herança que a ditadura militar deixou para a sociedade brasileira.

A TV Senado exibirá ainda a segunda parte do documentário em sua grade de programação e no Canal da TV Senado no Youtube (youtube.com/tvsenado) em agosto. O segundo episódio mostra a relação entre o regime brasileiro e outras ditaduras, como a da China e dos países latino-americanos.

 

Entrevista com Hildegard Angel, filha da estilista Zuzu Angel, morta durante a ditadura

Entrevista com Hildegard Angel, filha da estilista Zuzu Angel, morta durante a ditadura – Foto: Rogério Alves

 

Entrevista Maria Rita Kehl - Foto. Rogério Alves

Entrevista com Maria Rita Kehl, integrante da Comissão Nacional da Verdade – Foto: Rogério Alves

 

 

Serviço

Evento de Lançamento: Audiência pública na CDH do Senado

25/6/15, às 9h30

Estreia do doc na TV: 27/06, às 21h30

Reprise: 28/06, 23h

Direção: Deraldo Goulart e Lorena Maria

Duração: 58 min

Classificação indicativa: 14 anos

 


QR Code - Take this post Mobile!

Faça a leitura deste código QR (Quick Response) com o seu smartphone ou tablet. O código conduzirá à URL desta página que será salva no seu o dispositivo móvel para acesso, compartilhamento e armazenamento.

Link permanente para este artigo: http://www.forumverdade.ufpr.br/blog/2015/06/22/tv-senado-lanca-documentario-sobre-comissoes-da-verdade-no-proximo-dia-25-de-junho/

1 menção

  1. | Ditadura nunca mais

    […] Fonte:Fórum Paranaense de Resgate da Memória e Justiça, 22/06/2015 […]nn1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *